Comparar listagens

Lavanderias coletivas em condomínio reduzem custos e otimizam recursos

Lavanderias coletivas em condomínio reduzem custos e otimizam recursos

Com espaços cada vez mais reduzidos, muitos apartamentos são entregues hoje sem áreas de serviço. A solução das construtoras, neste caso, tem sido transformar a lavanderia em uma área de uso coletivo dos moradores, algo que é comum em outros países e que vem ganhando cada vez mais destaque nos empreendimentos brasileiros.

Lavanderias coletivas em condomínio reduzem custos e otimizam recursos 4A gerente de gestão de projetos da Invespark Em­preendimentos Imo­bi­liá­rios, Michelle Beber, diz que as lavanderias compartilhadas são uma tendência nos empreendimentos com perfil mais compacto, que têm como principal público-alvo os jovens, mas também são bastante procurados por executivos, solteiros ou idosos que moram sozinhos. “A lavanderia é um dos espaços comuns mais utilizados pelos moradores desses condomínios”, conta.

Além de facilitar a tarefa doméstica, as lavanderias coletivas se transformaram em verdadeiros espaços de convivência. Um local onde os vizinhos têm a oportunidade de se conhecer, jogar conversa fora e até trocar dicas de limpeza e conservação das roupas enquanto aguardam o processo de lavagem e secagem, a exemplo do que ocorre nas lavanderias americanas. “Algumas pessoas chegam a combinar o horário para descerem juntas à lavanderia”, conta a gerente de incorporação da Cyrela, Sílvia Fernandes.

Lavanderias coletivas em condomínio reduzem custos e otimizam recursos 5
No HUB Home, da Tecnisa, a lavanderia foi projetada para estimular o convívio dos moradores.

Esse fato é tão representativo que os projetos de alguns empreendimentos mudaram o ar de serviço desses espaços para trazer ao ambiente um clima aconchegante. No HUB Home, prédio que está sendo construído pela Tecnisa, a lavanderia será transformada em uma espécie de lounge e, além das máquinas, contará com TV, sofá e mesa de centro. “Pensamos em oferecer mais do que uma simples lavanderia. Mas uma oportunidade de socialização dentro desse conceito de lavanderia lounge”, explica o diretor de negócios da construtora, João Auada Junior.

Praticidade

A economia de tempo para a execução da tarefa de lavar as roupas é outro aspecto positivo das lavanderias coletivas. Michelle explica que quando o espaço é equipado com máquinas para atendimento industrial a duração da lavagem é reduzida pela metade. “Com elas a pessoa gasta, em média, uma hora para lavar e secar as peças. Uma máquina doméstica comum, dependendo do ciclo, leva 1h20 para realizar cada uma destas etapas”, compara. Isso tem reflexos sobre o consumo de água e de energia e também sobre a quantidade de máquinas necessárias para atender a demanda do condomínio, uma vez que suas atividades são otimizadas.

Lavar as roupas num ambiente externo também possibilita ao morador utilizar melhor a área privativa do apartamento, uma vez que não será preciso destinar um lugar para acomodar o tanque ou a máquina de lavar. “A lavanderia coletiva também gera uma economia de recursos, pois torna desnecessário o proprietário ou locatário investir na compra desses equipamentos”, acrescenta Auada.

Inovação em São Luís MA

Aqui na cidade, esta inovação está presente no projeto do Edifício Fuji. Saiba mais detalhes desse empreendimento surpreendente e com conceitos novos na ilha!

Posts relacionados

PIX: entenda como funciona o novo sistema de pagamentos instantâneo!

Tudo sobre PIX: entenda como funciona o novo sistema de pagamentos do Banco Central O sistema...

Continue lendo

Cadastro Positivo: como funciona

Cadastro positivo: como funciona O cadastro positivo é uma excelente forma de construir uma boa...

Continue lendo

Como aumentar seu Score de crédito

Como aumentar seu Score de crédito Uma boa pontuação no Score de crédito pode lhe ajudar a...

Continue lendo
Etna Imóveis