Comparar listagens

Nova modalidade de crédito lançada pela Caixa deixa prestações mais baratas

Nova modalidade de crédito lançada pela Caixa deixa prestações mais baratas

A Caixa Econômica Federal Divulgou nesta Terça – Feira ( 20 ) a nova modalidade de financiamento imobiliário que utilizará a inflação oficial do país que será calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como composição para as taxas de juros. Com isso, o consumidor terá acesso as parcelas mais baixas das até então oferecidas pelo banco, que detém mais de 70% do crédito imobiliário no país. A pedido de VEJA, a plataforma de crédito imobiliário Melhor taxa simulou três cenários de financiamentos imobiliários. A redução chega a 25%.

COMO FUNCIONAVA ANTES DA MUDANÇA ?

As taxas cobradas pela Caixa hoje estão entre 8,5% e 9,75% ao ano + TR. Considerando a inflação de 3,71% prevista para este ano, os juros anuais da nova modalidade de crédito ficam entre 6,66% e 8,66%. Mais baixos, portanto. Mas é importante ter atenção com as diferenças entre os modelos de financiamento.

COMO VAI FUNCIONAR AGORA ?

Agora, também será possível ter acesso a crédito indexado ao IPCA mais uma taxa fixa de 2,95% a 4,95%. O IPCA é medido e divulgado mensalmente pelo IBGE. Para o financiamento, será utilizado o valor acumulado em 12 meses, que é recalculado mensalmente com a divulgação da inflação mensal.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS ?

Nova modalidade de crédito lançada pela Caixa deixa prestações mais baratas 13Um benefício do crédito atrelado ao IPCA é o fato de ele permitir que a prestação inicial seja mais baixa. O sistema SAC atual prevê que o valor das parcelas diminui com o tempo, mas a primeira dela é bastante elevada. Num financiamento de 30 anos, a primeira prestação é 11 vezes maior que a última, na média. O cálculo, que considera que os números são trazidos a valor presente a uma taxa de desconto de 4% ao ano, foi feito por Meyer Joseph Nigri, fundador e vice-presidente do conselho de administração da incorporadora Tecnisa – e defensor do crédito imobiliário corrigido pelo IPCA junto ao governo.

Os cenários calculados pelo Melhor taxa mostram a diferença no valor da parcela inicial entre a nova linha e a atual. As previsões são para financiamentos de 300 mil reais, 500 mil reais e 1 milhão de reais, em 30 anos, utilizando a inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 3,22% em julho, de acordo com o IBGE.

O modelo inclui apenas o valor do financiamento – taxas e seguros podem ser embutidos adicionalmente pelo banco. No exemplo usado pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o banco utilizou uma variável de comprometimento de renda, que também pode afetar no valor do financiamento – variável não considerada no cálculo do Melhor taxa.

Acompanhe as simulações :

Nova modalidade de crédito lançada pela Caixa deixa prestações mais baratas 14 Nova modalidade de crédito lançada pela Caixa deixa prestações mais baratas 15 Nova modalidade de crédito lançada pela Caixa deixa prestações mais baratas 16

APROVEITE E FAÇA AGORA UMA SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO E SAIBA O VALOR DAS PARCELAS

Seu melhor e-mail para receber a Simulação de Financiamento.
Diga se há bairros ou regiões na cidade onde você queira comprar seu imóvel.
Se sua pretensão for dar entrada e financiar o restante.
Em alguns empreendimentos é possível abater o FGTS da entrada. Em outros, amortizar no saldo financiado.
Se for solteiro, pode compor renda com mais 2 pessoas (um casal ou 2 solteiros). Se casado, com apenas mais uma pessoa (não casada). ATENÇÃO: Informe a Data de Nascimento e Renda Bruta de cada um que vai compor renda.
Responda a nossa pesquisa... é só marcar uma opção acima. 😉

Posts relacionados

Cadastro Positivo: como funciona

Cadastro positivo: como funciona O cadastro positivo é uma excelente forma de construir uma boa...

Continue lendo

Como aumentar seu Score de crédito

Como aumentar seu Score de crédito Uma boa pontuação no Score de crédito pode lhe ajudar a...

Continue lendo

A taxa de juros SELIC despencou, de novo! Saiba como comprar seu imóvel.

A SELIC e o mercado de imóveis A SELIC é a principal taxa de juros e a referência para o custo...

Continue lendo
Etna Imóveis